3/30/2015

Ser Escritor Requer Investimento


Quando decidimos escrever profissionalmente, devemos compreender que o que iremos gastar vai muito além do tempo e dedicação. Precisamos estudar, nos especializar, colher informações, trocar conhecimento com outros profissionais, entre outras coisas necessárias para fazer com que o nosso acervo textual ganhe boa atenção dos futuros leitores.
O montante de obras e textos que você produz precisam passar ser registrados para preservar sua autenticidade. Isso leva um custo para impressão, encadernação e envio na Biblioteca Nacional. Seus textos também precisam depois passar por uma revisão profissional que pode ser feito por um professor, revisor ou até por você mesmo, se estiver preparado e seguro.
A não ser que você saiba fazer serviços gráficos, você também terá que pagar um profissional para diagramar e fazer as artes gráficas de seus livros, e também os registros de ISBN, Ficha Catalográfica e Código de Barras, que também podem ser feitos na gráfica. Enfim, tudo isso envolve profissionais dedicados.
E depois do livro pronto, você precisa correr atrás da divulgação, que pode ser feita com um publicitário, um jornalista ou por você mesmo, cuidando e administrando todo o processo de apresentação, inserção e divulgação de sua biografia, trabalho e acervo literário.

Acredite em seu trabalho e faça valer todo o seu esforço quando for convidado para fazer qualquer serviço literário de graça.
Leo Vieira

Conheça mais sobre o Leo Terário e o projeto de incentivo à leitura "Leia + Livros" na página "Antro Literário".


® Leo Vieira- Direitos Reservados

3/23/2015

As Atividades Culturais Literárias


O que um escritor deve fazer para ser conhecido? "Vender livros"! Ok, mas por que será que um escritor não vende livros? "Talvez seja porque ninguém o conheça". Então, o que um escritor deve fazer para vender muitos livros? "Ser conhecido". E o que ele deve fazer para se tornar conhecido? Escrever.
É, está um circulo vicioso mesmo, mas você precisa aquecer o seu nome no mercado literário, se realmente quiser fazer parte dele e obter reconhecimento, respeito e em decorrência disso, retorno financeiro. Um escritor deve escrever. E muito. É difícil de acreditar, mas existem escritores que não possuem blog. Escritores que não participam de nenhuma rede social. Não dá! O escritor precisa ter um elo de sintonia
com o seu público em potencial. O povo virtual que irá o acompanhar literariamente e comercialmente. Todos estão na internet. Os leitores pesquisam tendências comerciais literárias através de blogs e páginas sobre livros. Você precisa entrar mais em sintonia. Faça logo um blog e trate de atualizá-lo, sempre postando seus pensamentos, opiniões e ideias. Porque quando você tiver o seu livro para publicar, eles vão saber e compartilhar. O escritor também precisa de reconhecimento acadêmico. Academias de letras regionais estão abertas para a admissão de novos escritores. Filie-se em sua cidade e/ou Estado. Participe de antologias, publicações, festivais, recitais, cerimônias e outras atividades culturais literárias, sejam elas presenciais ou virtuais. O seu nome ficará destacado em todo o local, além de servir de referência e
biografia para futuros projetos e atividades. E em falando em projetos, como está a sua dedicação literárias nos projetos culturais em sua cidade? Você está em sintonia com o que acontece na Secretaria de Cultura? Participou da última cerimônia aberta na câmara? Assinou o livro de presença em algum evento cultural da cidade? Já visitou alguma escola? Pois é, essas coisas são importantes. Não queira explorar mundos literários longínquos sem antes conferir o que acontece em seu próprio lar cultural.
Eles precisam de você e não tenha dúvida que terá o apoio e respeito deles.

Leo Vieira
Conheça mais sobre o Leo Terário e o projeto de incentivo à leitura "Leia + Livros" na página "Antro Literário".
® Leo Vieira- Direitos Reservados

3/22/2015

O Projeto Recicla Leitores fecha nova parceria e dá dicas literárias

Agora o RECICLA LEITORES contribuirá com o Olhar São Gonçalo dando dicas de livros. 



O objetivo deste site é deixar os gonçalenses antenados com o que acontece de bom na cidade. Por este motivo, inciaremos indicado livros de escritores gonçalenses semanalmente e em seguida todos os escritores parceiros do Recicla Leitores.
Confira em www.olharsg.com.br

3/16/2015

O marketing literário


O ofício do escritor é uma missão. Algo que você pratica durante a vida toda. Você não brinca de escrever e nem mesmo deve passar essa impressão. Uma coisa muito incômoda é quando você diz que é escritor e o outro dá um sorrisinho e pergunta: "Ah ta; mas você trabalha com o quê"? Infelizmente isso acontece.
O escritor vive escrevendo, mas nem tudo se resume a apenas livros. Você escreve artigos, atualiza blogs, colabora em colunas, responde a e-mails, participa com comentários, entre outras coisas. Tudo isso de certa forma, contribui para uma biografia, mesmo que informalmente. O escritor deve viver e praticar o marketing.
Isso acontece porque também um escritor é descoberto e reconhecido através de sua obra cultural literária. Vai chegar o momento em que alguém importante e formador de opinião reconhecerá e ficará admirado com o seu trabalho; e o que acontecerá? Ele pesquisará tudo o que você já escreveu, seja na linha virtual como na editorial.

Nessa questão, nunca a carreira virtual foi tão importante para a propagação e ascensão do autor.
Isso também é muito importante na hora de postar algo polêmico. Seja gentil e não tente oprimir opiniões alheias e controversas. Vivemos em um país democrático que também defende a liberdade de expressão. Todos têm o seu direito de opinar sobre algo, mas também deve-se saber que certas ideologias podem soar como um tanto opressoras e preconceituosas. Seja ético e saiba respeitar. Cuidado para não ser polêmico virtualmente.
Outra alternativa virtual importante é contratar uma assessoria jornalística. Existem esses serviços até mesmo de forma accessível. Há contratos e pacotes, inclusive. O autor escolhe o tipo de trabalho publicitário, que inclui alguns exemplares de livros. O jornalista e/ou publicitário irá selecionar os colunistas e blogueiros e
cobrar as resenhas e divulgações. Em breve, sua obra ou projeto literário estará devidamente e consideravelmente reconhecido.

Leo Vieira
Conheça mais sobre o Leo Terário e o projeto de incentivo à leitura "Leia + Livros" na página "Antro Literário".

® Leo Vieira- Direitos Reservados

3/09/2015

A Vantagem da Produção Editorial Independente


A produção independente é uma alternativa muito sábia para quem quer apresentar o seu potencial para as grandes editoras. Muitos livros estrangeiros e também nacionais começaram desta forma. As vendas e a popularidade foram tantas que abriram os olhos das editoras e distribuidoras. Inclusive, existem editoras com departamento especial somente para observar as tendências no momento de escritores independentes. Após observar a popularidade em blogs e comprovar a alta venda (comparada na proporção de um livreiro autônomo) surge então a proposta formal para cuidar da impressão e distribuição, sob o selo editorial da marca. Enfim, um contrato e a oportunidade de divulgação maior de sua obra.
Mas, o conselho fica para se planejar e andar um passo de cada vez. A sua oportunidade virá naturalmente se seguir a trilha com responsabilidade e disciplina.
Quando você escreve e tem o seu pequeno público nas redes sociais, isso passa a ser o seu pequeno passo seguro. Um pequeno público em potencial para apresentar o seu trabalho cultural literário.
Organize o seu livro e o encomende na gráfica ou editora por demanda. Faça uma tiragem pequena (30 a 50 exemplares). Depois organize uma festa de apresentação e lançamento. Pizzaria e restaurantes são ótimos porque chamam a atenção para as duas partes e você poderá até vender para quem não foi convidado (um cliente do restaurante).

Com os livros que sobrou, faça divulgação pessoal (leve alguns exemplares na bolsa ou mochila) e virtual (anuncie em blogs, junto com matérias especiais). Mas não seja chato; somente apresente a obra em momentos e locais oportunos. Nesse ritmo e método, você não terá prejuízo, será bem visto no mercado literário e ainda terá a sua oportunidade para uma grande realização e divulgação profissional.

Leo Vieira


3/05/2015

Apresentação: Yohana Sanfer.



Olá leitores, olá leitoras! 

Meu nome é Yohana Sanfer e é um prazer chegar aqui no blog do Recicla Leitores como nova colaboradora!

Sou taurina, vascaína, tenho 30 anos, mas sempre digo que gostaria de ter 17 outra vez. :)
 Sou formada em Serviço Social pela UFF, mas meu coração é da literatura.

Sempre gostei de escrever.  Cartas, diários, redações. O mundo das palavras sempre me atraiu. 
E foi em 2010 que tornei isso público, criando o blog “Papel, Palavra, Coração” a pedidos dos amigos que já liam fragmentos dos meus escritos através das redes sociais. Desde então, o incentivo começou a crescer e em 2013 uni paixão e coragem para publicar o meu primeiro livro, o “Da boca pra dentro”.



Este livro lilás tem 54 crônicas, muito amor, sonhos, quereres e outros olhares sobre o cotidiano.  Com muita dedicação e divulgação, o livro já tem mais de mil corações leitores e isso me deixa muito feliz!

Também faço parte do grupo e site Curta Crônicas e em 2014 criei a livraria virtual Sanfer Livros, para promover livros e autores das literaturas nacional, contemporânea e independente.

Como gonçalense, quero trazer aqui para o blog dicas culturais da nossa cidade, matérias literárias diversas e, com minha experiência como escritora,  um pouco sobre a arte de palavrear.   

Então, fica combinado assim: nosso encontro será em toda segunda quinta-feira do mês!
Torço para que vocês gostem!

Ahh! Espero vocês também em minhas redes sociais:


Beijos,
Yohana Sanfer.




Apresentação: Juliane Rodrigues

Olá, Amados!


Pois é, agora eu também estou por aqui, sou a mais nova colaboradora do blog Recicla Leitores. Para quem não me conhece... Lá vai.
Sou a Juliane Rodrigues, administradora, cerimonialista e palestrante. Mas o que me trás ao Blog é o meu amor pelas letras. Também sou escritora.
Meu primeiro livro publicado é o “Salvos pelo Amor”, um romance tão doce quanto inspirador e que tem feito fãs por todo o país. O que tem sido uma alegria muita grande para mim.
Quem já teve a oportunidade de ler o livro sabe bem do que estou falando. Quem não teve a oportunidade, pode conhecer uma pouco mais pela Sinopse:
Tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto. Ofendido por sua ex-namorada, após ser traído por ela, Nic, guitarrista de uma banda relativamente famosa, vê no fato de Clara não ser uma mulher bonita a possibilidade de provar algo. Mas tudo muda quando ele fica doente. Clara tem que se decidir: abrir a porta de sua casa para o guitarrista arruinado ou deixá-lo à própria sorte.
A convivência com alguém tão especial fará com que Nic queira mudar e ser salvo por ela. Ele está certo de que Clara é um anjo, mas, anjos existem?
Com o convívio, Nic absorve exemplos de Clara e compartilha escolhas que o fazem mudar, mas Clara ainda não está preparada para essas mudanças. 

Salvos pelo Amor deixa claro que ninguém é tão feio quanto se vê ou tão belo quanto se idealiza.



Para saber mais sobre meu trabalho, conheça também o site www.salvospeloamor.com.br . A principal particularidade do site é a sua origem. O mesmo nasceu a partir do livro "Salvos pelo Amor" e toma força com o surgimento do "movimento Salvos pelo Amor".
Com mensagem positiva e valorativa, o livro explora as muitas faces do AMOR verdadeiro. Isso tem inspirado os leitores e uma onde de belas ações tem alcançado outras pessoas, e o site vem seguindo a mesma vertente do movimento. Lá são discutidos temas que trabalham a autoestima, o bem-estar e a literatura. O site tem um perfil aberto e trará matérias para todos os gostos. Confiram!

·                    Coisas de Clara – Espaço para as mulheres, como dizer: coisas de mulheres;
·                     Coisas de Nic – Espaço para os homens, como dizer: coisas de homens;
·                     Dicas do Dr. Fernando – Dicas de médicos de diversas especialidades sobre saúde e bons hábitos;
·                     Dicas da Label – espaço para sugestões de filmes e livros de seguimentos semelhantes a proposta do movimento;
·                     Amanhecer – Espaço garantido para as ações do "Movimento Salvos pelo Amor", como a cobertura das festinhas no Abrigo Lar Adonai e das mais que virão;
·                    Agenda do mês – O quê de melhor rola no mundo literário vai estar por aqui;
·                     Entrevistas – entrevistas diversas;
·                     Um dia com: - Com uma frequência mensal a Juliane Rodrigues irá se encontrar com amigos escritores e fará uma matéria contando como foi o dia, detalhes da vida social desse autor e novidades de sua carreira;
·                    Resenhas/Blogs parceiros – Cada blog/parceiro que resenhar o livro "Salvos pelo Amor" terá a resenha divulgada, bem como selinho de parceiro e o link do blog, — Até para que vocês possam curtir outras resenhas —;
·                    Por Juliane Rodrigues – Pois é, a Juliane terá um espaço por aqui, para o que ela mesma chama de "devaneios literários";
·                    Você escritor – Os leitores que desejarem poderão nos enviar pequenos contos, fábulas, crônicas e poesias, onde um grupo formado por blogueiros literários, jornalista, profissionais de letras e uma escritora, selecionarão alguns conteúdos e os divulgará aqui — em breve divulgaremos as premissas;
·                    Eventos – Coberturas de diversos eventos relacionados a Marca Salvos pelo Amor, isso mesmo... Vai virar marca.


Para tudo isso, contamos com um time de primeira. Todos impactados pelo AMOR:
·                    Renata Pereira é Farmacêutica hospitalar e blogueira/fundadora do Uma leitura a mais;
·                    Fernanda Azevedo é estudante de Jornalismo;
·                    Angela Barros é graduada em Letras e estudante de Pedagogia;
·                    Jefferson Santos é estudante de Turismo e blogueiro do Não me Condene;
·                    Elen Cristina é bibliotecária;
·                    Katia Dias é estudante de Publicidade e blogueira/fundadora do Não me condene;
·                    Fernanda Braga - Professora e blogueira/fundadora do Mato por Livros;
·                    Franciele Fonseca é organizadora de Eventos;
·                    Suelen Dias é bibliotecária, e
·                    Euzinha.

No site nossa missão é levar AMOR até vocês e nossa visão é Salvar o mundo pelo AMOR.

Na minha próxima postagem por aqui, falarei sobre a influência dos livros na música.

Então, até lá!


Juliane Rodrigues

Vamos salvar o mundo com Amor!

3/02/2015

O que vende mais atualmente?


É o tipo de dúvida intrigante para quem quer faturar no mercado literário. Mas o conselho é: Nunca pense em escrever de acordo com o que vende na atualidade. Na onda dos romances "vampirescos" liderados por Stephenie Meyer, existem mais de quarenta títulos com o mesmo enredo de romances proibidos protagonizados por meninas insossas que se apaixonam perdidamente por rapazes estranhos e misteriosos até virem à tona a "surpresa" de que eles são... vampiros!
É um clichê irritante demais. Não quero julgar que são ruins, afinal eles fazem o bom papel de entretenimento juvenil. Muitas editoras vão na onda, até mesmo copiando o modelo de capas de fundo preto com efeitos misteriosos. Realmente podem vender, assim como livros de zumbis e também de romances polêmicos sadomasoquistas. A questão é: será que vale a pena apelar para um clichê somente para vender bem?
Isso é um erro muito grave para quem quer se aventurar respeitosamente no mercado literário. Não escreva para vender, porque o seu público notará isso. Seja original em sua história. Vampiros são seres sanguinários, violentos, cruéis, demoníacos, soturnos, macabros e desprovido de sentimentos. Na mesma linhagem maligna estão os demônios e os zumbis. Então não tente apelar para os clichês controversos de vampiros e zumbis românticos com missão especial com meninas adolescentes, a não ser que seja algo totalmente original, porque você irá começar mal.

Respeite a inteligência do leitor, porque ele é exigente e se ele der ao luxo e confiança de apostar em uma literatura nova, então aproveite esse momento com todo o seu empenho. Apresente uma obra original e contundente. Faça o leitor pensar e ter vontade de reler e compartilhar a novidade. São muito poucos os que realmente pensam assim e colocam em prática no início de sua trajetória.

Leo Vieira