6/27/2016

Leo Vieira: Como não "empacar" em um projeto

Ter projetos é muito bom. As piores épocas de nossa vida são quando lembramos e identificamos que não fizemos absolutamente nada. Não conquistar é uma coisa, mas não fazer nada por onde é muito pior.
Nesses casos, para não perdermos o rumo nas ideias, a melhor alternativa é estabelecer metas através de um projeto.
Mas como não travar em um propósito? Existem várias alternativas que podem ser colocadas em prática.
Antes de tudo, você precisa definir o que quer. Não se perca nas escolhas. Tenha decisão. Não podemos fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo. Faça comparativos de aspectos mais positivos antes de escolher.
Você também precisa definir aonde quer chegar. Quem não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve. Tenha um rumo.
Você também precisa ter um prazo pessoal. A vida é feita de prazos. Quando você acorda, você tem um prazo para se arrumar até sair de casa a tempo suficiente para ir trabalhar ou estudar. Da mesma forma você deve ter um prazo de início e fim para cada projeto.
Uma coisa que atrasa e atrapalha qualquer projeto é distribuir tarefas. Evite isso. Parcerias somente dão certo quando a outra parte está completamente engajada. Procure entender e saber resolver todas as tramitações sem depender de ninguém.
Exemplo: se você tem um projeto de livro, não tente depender de um diagramador, um revisor e/ou um capista. Se você não está pagando de imediato, acaba ficando escravo da boa vontade alheia, além de ser constrangedor ser cobrado financeiramente de um serviço que foi resultado
de um projeto que não foi à frente.
Não dependa dos outros. Procure aprender e nem tenha preguiça pra isso. Você verá como as ideias florescem quando abrimos a mente para novos aprendizados.

Através desta fórmula, entre outras dicas, você estará pronto para tirar do papel aquele projeto literário, musical e artístico. Boa sorte!
Leo Vieira


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.

® Leo Vieira- Direitos Reservados 

6/20/2016

Leo Vieira: Correndo atrás de seus sonhos

Qual o tamanho do seu sonho? Ele é simples, complexo ou surreal? Seja como for, não existe regra básica para seguir a trilha dos sonhos. O maior problema é sonhar sem fazer nada pra alcançar o propósito.
Quando planejamos, seja o que for, devemos esquematizar tudo para que fique o mais próximo da realidade. Isso envolve pesquisas, buscas, comparações, entre outras alternativas.
Se um projeto de livro ficou caro demais, comece a ver um orçamento direto com uma gráfica, assumindo os serviços de revisão, diagramação, capa e registros. Se ainda assim a impressão ficar alta demais, comece a pesquisar sobre livro artesanal e faça uma edição limitada. Há uma frase popular que diz: "quem quer, dá um jeito e quem não quer, dá desculpa".

O mundo é extremamente capaz em nos entristecer e nos desmotivar com empecilhos habituais. Então precisamos reverter isso com criatividade e perseverança.

Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.

® Leo Vieira- Direitos Reservados 

6/13/2016

Escritor/Blogueiro Marketeiro

Promoções, ofertas, sorteios, contatos, pesquisa de mercado, negociação com livrarias, negociação com gráficas, tramitações a fim de evitar terceirização (onde se acaba gastando mais), tudo isso é essencial para que as despesas sejam reduzidas, além de desenvolver mais o rumo da carreira do escritor e blogueiro. Inclusive, muitas propostas de trabalho surgem aos profissionais que "saem da toca". Nunca em uma época de inclusão digital se pudesse aprender
tanto através da praticidade de um smartfone ou do conforto a casa, em frente a um computador.
Entendemos que pode aparecer alguma indisposição em ter que aprender mais e fazer coisas que não nos competiria, mas devemos sempre pensar que "quem quer dá um jeito e quem não quer, dá uma desculpa".

O conselho desta vez é: use o que tem e faça a diferença.


Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.

® Leo Vieira- Direitos Reservados 

6/06/2016

Escritor/Blogueiro Relações Públicas

Seria maravilhoso que todo iniciante no mundo das letras tivesse um agente de plantão para fazer todas as tramitações possíveis: Burocracias, contratos, intermediações com editoras, distribuidoras e livrarias; contabilidade, repasse de direito autoral, assessoria comercial, contato com o público, agendamento de evento cultural, etc. Mas infelizmente por questões financeiras, somos obrigados a correr atrás de nossos objetivos, o que inclui aprender a
realizar essas tarefas.
Antes de tudo, escritor é leitor e também pesquisador. Antes de ser escritor, somos estudantes. Pesquisar sobre medicina para compor um personagem médico não nos tornará médico também, mas a intenção é convencer através de um personagem bem embasado e verossímil.
Mesmo que a gente não goste de matemática, precisávamos aprender as equações para passar nas provas de matemática, álgebra, geometria, entre outras. Desta maneira, mesmo que não gostemos, temos que ser comunicativos para andarmos longe.

Bons livros sobre jornalismo e marketing vão nos abrir a mente para desenvolver uma boa comunicação entre os possíveis parceiros literários.

Leo Vieira 


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.

® Leo Vieira- Direitos Reservados