3/31/2013

A Família Recicla deseja a todos, Feliz Páscoa !!!


Aproveite a família reunida para recordar o verdadeiro sentido da Páscoa.

“porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7)



"A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. Para além dos chocolates e presentes.
Para contextualizarmos, neste período, de acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó viviam como escravos há mais de quatrocentos anos no Egito. A fim de libertá-los, Deus designou Moisés como líder do povo hebreu (Êxodo 3-4).

Em obediência ao Senhor, Moisés dirigiu-se a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Para conscientizar o rei da seriedade da mensagem, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamentos contra o Egito.

No decorrer de várias dessas pragas, Faraó concordava deixar o povo ir, mas, a seguir, voltava atrás, uma vez a praga sustada. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma outra alternativa senão a de lançar fora os israelitas: Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar “todo primogênito... desde os homens até aos animais” (Êx.12.12).

A primeira Páscoa

Como os israelitas também habitavam no Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. A obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria. Famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si (Êx. 12.4).

Os israelitas deviam aspergir parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele não mataria os primogênitos das casas que tivessem o sangue aspergido sobre elas. Daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”.

Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios. Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus,” Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo. 1.29).

De acordo com a Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 12, versículo 31, naquela mesma noite Faraó, permitiu que o povo de Deus partisse, encerrando assim, séculos de escravidão e inaugurando uma viagem que duraria quarenta anos, até Canaã, a terra prometida.

A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa toda primavera, obedecendo as instruções divinas de que aquela celebração seria “estatuto perpétuo” (Êx. 12.14). Era, porém, um sacrifício comemorativo, exceto o sacrifício inicial no Egito, que foi um sacrifício eficaz.

Libertação

Assim sendo, lembremos, não somente nesta data, mas em todos os dias, o verdadeiro significado da Páscoa. Assim como o Todo Poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Deus quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16) Vida esta conquistada com sangue “porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7)

Celebremos então a liberdade conquistada por Jesus Cristo na cruz para todos nós!" Texto: CPAD
 


3/24/2013

Por Um Rio Capital da Poesia + Recicla Leitores 2013


Por Um Rio Capital da Poesia

O Movimento Por Um Rio Capital da Poesia veio com a proposta de mapear as ações poéticas que acontecem em todos os cantos da cidade.

Através do convite de Gledson Machado, o Recicla Leitores aceitou a parceria no Sarau Prosa Música e Poesia, sob coordenação e apresentação do poeta Odenilson Argolo. A Família recicla Leitores colaborou com o evento doando livros para os presentes e através da poeta Janaína da Cunha, representando não só o Recicla Leitores, mas o seu próprio movimento, o Identidade Cultural, um legado de seu bisavô, o escritor e poeta Euclides da Cunha. O Identidade Cultural vem contribuindo com a cidade do Rio de Janeiro na “ Valorização da cultura – em suas diversas linguagens culturais e estilos que fazem do Brasil um país único e especial –, a arte, a essência da poesia existente nas diversas faces da arte e o incentivo à leitura através das parcerias com os Projetos Recicla Leitores e Horizontes do Conhecimento.” (Janaína da Cunha)

O Recicla Leitores também participou da VI Edição da Semana da Poesia, 14 à 21 de março de 2013, realizando um encontro inédito entre quatro projetos que ocorrem em diferentes espaços da cidade. Articulamos junto com a Roda Cultural São Cristovão – Parque Manguinhos a proposta de apresentar, num só espaço físico, quatro formas de levar poesia à sociedade. O Recicla Leitores cooperou com distribuição dos livros, o Identidade Cultural através dos poemas sociais de Janaína da Cunha, Faixa de Gaza Poética com as poetas Monique Nix e Leilane D`Brito – como convidadas especiais – e o Circuito Carioca de Ritmo e Poesia com Rap e improvisos que falam da realidade social deixaram, cada um em seu estilo, o seu recado. O evento ainda contou com a participação do Coletivo Cogumelo Dub e das cantoras Maya Black e Ana Paula.

Agradecemos o convite do Gledson Machado e a presença dos representantes do Movimento Por um Rio Capital da Poesia, nos sentimos honrados em contribuir com essa bela campanha. Esperamos que no ano de 2014 a iniciativa se estenda em todo o Estado do Rio de Janeiro porque sentimos a ausência de eventos que contribuem há vários anos, significativamente, com a propagação e valorização da poesia carioca.
Aline Lucas
Coordenadora do Recicla Leitores

Fotos e vídeos em nosso site


3/15/2013

Como você chegou ao Recicla Leitores?

Colcha de Amigos...






Simone de Azevedo Ferreira me apresentou ao André Correia que me apresentou aos Tavernistas e seus seguidores, ao Navegante Petiscaria a todos os seus amigos...

Eczúvia me apresentou a Janaína da Cunha, Julio Ludemir, Regina Tchelly (Favela Orgânica)

E-Solidário me apresentou ao Gustavo, a Karina, a Lucy, a Adriana , ao Alexandre Santos e  a Cássia (Harmonicanto)

Harmonicanto me apresentou a Elis, ao Osvaldo

Flupp me apresentou  ao Écio, a Dani, ao Rafa,  Emílio, ao Raul, a poetas , escritores e aos novos poetas que se tornaram queridos amigos. 
Ao POEME-SE.

Poeme-se me apresentou ao Gledson

Eu sou Recicla Leitores o que vai por ai costurando a sua grande colcha de AMIGOS...

Deixe o seu comentário de quem te apresentou ao Recicla.
Se o seu nome já foi marcado acima, deixe um comentário sobre quem você nos apresentou...

3/14/2013

14 de Março - Dia da Poesia + Recicla Leitores


Em homenagem ao 14 de Março - Dia da Poesia. 
Quero através da querida Eczúvia Magenta, brindar a todos os poetas.

"Dentro de mim há pássaros que cantam
Rubros
Criaturas da noite
Vinhos ácidos e peregrinos

Dentro de mim
Ventos reverberam
Graves e comoventes
Riscos de imagens
Abelhas que ferroam minhas idéias
Amantes que se fundem
Nudez de essência publicada

Dentro de mim há pássaros que cantam
E partem à medida que os sonhos mudam de lugar
Pássaros que cantam e partem
Sem hora pra regressar." Hlorien - Eczúvia Magenta

3/13/2013

Por Um Rio Capital da Poesia + Recicla Letores

Edição Especial da Roda Cultural São Cristóvão 
Parque Manguinhos Por Um Rio Capital da Poesia.

Local: Biblioteca Cultural Parque de Manguinhos
Data: 18/03/2013
Horário: Das 19:00 às 23:00
Organizador: Sahel Klibre Johnny

Movimentos Parceiros:

Faixa de Gazza Poética
Circuito Carioca de Ritmo Poesia
Recicla Leitores 
Identidade Cultural

Recebendo:

Cogumelo Dub Acústico
Mc Negra Rê

Poetas convidados:

Janaína da Cunha
Caio Rasec


Por Um Rio Capital da Poesia + Recicla Leitores


O Sarau Música Prosa & Poesia 
é um evento participante da VI Semana da Poesia,
 produzida pelo Movimento Por Um Rio Capital da Poesia. 

Data:16/03/2013

Horário: 19h

Local: Rua Gal. Cláudio S/nº - Próximo a Base do Capo dos Afonsos

Organizador: Wagner Perayon




3/01/2013

Recicla Leitores + Droga Raia (24/02/2012)


"Em sua terceira edição, o programa que arrecadou mais de 135 mil livros em 2009 volta a mobilizar os mais de dois milhões de clientes que passam pelas lojas da rede todos os meses.

Com o tema Era outra vez, a Droga Raia, uma das maiores e mais antigas redes de drogarias do País, inicia, na próxima segunda-feira (01/11) a Campanha do Livro de 2010. Na edição passada, o projeto arrecadou 135 mil livros, mais do que o dobro em relação a 2008. Este ano, a empresa pretende aumentar, ainda mais, o volume de livros doados, que serão encaminhados às instituições - bibliotecas municipais, escolas públicas e particulares e ONGs. Todas as lojas da rede poderão receber as doações, e os funcionários de cada loja são os responsáveis pela escolha das instituições beneficiadas.
A Droga Raia realiza mais de 4 milhões de atendimentos todos os meses portanto, temos um potencial enorme de envolver e mobilizar nossos clientes em causas e projetos especiais. 
Na campanha deste ano, a personagem-símbolo, a Leitora, está de volta com o lema Era outra vez. A ação está diretamente ligada às premissas básicas da Droga Raia. Para a empresa, sua atuação social passa, entre outros, pela mobilização de clientes, funcionários e fornecedores. E estimular o gosto pelos livros é um bom caminho para transformar pessoas e o mundo em um lugar melhor. Assim, a Campanha do Livro reúne os objetivos, mobilizando a todos em torno da promoção da leitura. Apaixonada por leitura, a Leitora sinalizará a localização das estantes que serão colocadas em todas as lojas para receber doações."  (Texto:cosmeticanews)
Este ano, algumas lojas escolheram o Recicla Leitores para receber as suas doações. Nós agradecemos muito este gesto! 

Compartilhamos o mesmo pensamento " estimular o gosto pelos livros é um bom caminho para transformar pessoas e o mundo em um lugar melhor".