3/28/2016

Leo Vieira: Duelo de Egos

Isso não deveria acontecer (ainda mais no meio literário), mas é sempre bom tocar no assunto, para que o leitor se previna e também faça um auto policiamento.
O APLAUSO é uma coisa maravilhosa. Todos nós gostamos de ter o reconhecimento merecido, seja como escritor, ou como blogueiro ou mesmo nas duas situações. Acontece que devemos saber também como lidar com essas situações.
Uma pergunta chata, porém pertinente: você realmente fica feliz com uma boa notícia de alguém que faz um trabalho semelhante ao seu? Se você parou pra pensar, não se sinta constrangido, mas procure também repensar e rever seus conceitos.
A INVEJA realmente existe para todos. Somos humanos e propensos para qualquer tipo de erro. Mas quando reconhecemos nossos defeitos, demonstramos ser sensatos.

Existem diversos tipos de inveja:
Inveja Descarada: o afetado faz desdém e aponta defeitos e pontos negativos ao blogueiro ou escritor, mas se tivesse oportunidade, tomaria o lugar dele.

Inveja Competitiva: o afetado não suporta ver o seu colega bem que trata logo de "superá-lo", mesmo que ele não tenha mais interesse em publicar livros ou manter blogs.
Não confundir com "ambição", onde a pessoa almeja sem se importar com a felicidade alheia.

Inveja Saudosista: o afetado vive se vangloriando de tempo irrecuperável ("escrevi muitos livros", "tinha milhares de blogueiros associados"), culpando pessoas por conta de sua situação atual ("não vendi livro por causa da editora", "fui lesado por muitos blogueiros") e vive na amargura para qualquer nova ideia ("a livraria que tem que comprar e distribuir meus livros"; "somente irei publicar algo novo quando vender o suficiente na publicação atual").

Inveja Destrutiva: o afetado não gosta de ver nenhum progresso alheio e mancha o seu próprio caráter e reputação para sabotar contra qualquer coisa que não tenha destaque para ele mesmo (alguns chegam a criar perfis fakes para difamar escritores, livros, blogueiros e eventos culturais). Sente uma imensa satisfação quando um projeto alheio não dá certo ou quando o
organizador tem algum problema pessoal.

A inveja é um sentimento vergonhoso e destrutivo. Se ele for alimentado pelo ego, vai se tornar uma síndrome e antes que se dê conta, o afetado estará tomado por uma neurose incontrolável. Pode até parecer um exagero, mas o egocentrismo continua sendo responsável por inúmeros conflitos, divergências e corrompimentos políticos, sociais, além de distúrbios na saúde.
Resumindo: ser do mal não faz bem.

O escritor/blogueiro nobre não inveja ninguém. Ele também não cultiva inimigos e/ou inimizades. Sabemos que não vamos conseguir agradar a todos (principalmente os invejosos), mas aprendemos a ter a sabedoria de não alimentar sentimentos ruins alheios.


Portanto, vamos combater o mal com o bem: vamos desejar sorte, congratular, incentivar, agradecer, ser solidário, ser acessível, ser humilde, desejar o bem e enxergar sempre o lado bom das coisas.

Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

3/21/2016

Leo Vieira: Não Faça Vitimismo Literário

Vamos supor que algo que você fez não tenha dado certo.
Só que você não fez nada pra saber o motivo do erro. Nem mesmo saber como podia fazer para reverter a situação. Desta forma, preferiu-se então se fechar e achar que a outra parte é injusta.
O vitimismo existe em vários aspectos. Pode ser um relacionamento frustrado, uma lesa financeira, um constrangimento, etc. Tudo isso quando se aceita a derrota sem fazer nada para apurar.
Tenho visto isso com escritores e também blogueiros. O vitimismo literário é quando uma resenha não sai como o esperado para o autor ou então quando o blogueiro se decepciona com um desprezo de autor parceiro. O pior de tudo é quando nenhuma das partes toma a frente para a apuração.
Para não entrar demais no mérito, o conselho que deixo é: analise os dois lados. Nem sempre o nosso ponto de vista é totalmente correto. Aprendemos muito quando reconhecemos nossos defeitos.

Muitas coisas podemos fazer para melhorar e também para evitar eventuais animosidades.

Leo Vieira


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

3/14/2016

Leo Vieira: Hobby Literário

A literatura envolve tudo o que se possa imaginar. Será que você realmente se diverte o suficiente?
Nem tudo é somente leitura. Muitos livros envolvem pesquisas paralelas. Procure saber mais das curiosidades que o livro oculta. Seja ele um mapa, imagens do local, características de algum personagem estrangeiro, excentricidades, etc. Nem todo autor faz aprofundamento do que já foi formulado na mente dele. Muita coisa também fica aberta para que o leitor possa imaginar junto.

Não fique com preguiça de se envolver mais na leitura do que o próprio autor que escreveu. Pode ter certeza de que você irá se surpreender com muitas preciosidades nas entrelinhas.

Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados

3/07/2016

Leo Vieira: Momento Certo de Desenvolver um Projeto

Um projeto pode ser qualquer coisa. Não exatamente de cunho profissional.
Você pode sim desenvolver um evento literário, assim como um lançamento de livro, entre outras coisas. Mas tudo é um projeto.
Esboce antes o que você realmente pretende. calcule o tempo e custos que terá. Faça pautas, corte despesas, faça resumo. Compare também tudo.
Se você ainda não tem nada definido, o seu primeiro projeto é aprender a fazer projetos.
Mantenha pastas com textos e pesquisas do que pretende fazer. Aprimore, se desenvolva, supere-se.

Fique atento às oportunidades para fazer sempre o melhor.

Leo Vieira


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados