7/04/2016

Leo Vieira: Como adaptar livro para peça de teatro

Você já pensou em transformar o seu livro ou mesmo o de um amigo, ou outro livro preferido em peça de teatro? Muitas histórias podem ser adaptadas da forma que for, dependendo de sua criatividade.
Antes de tudo, todo livro tem uma forma de contar história. O filme, o gibi, a novela, o desenho animado, a poesia, a canção, etc. Todos eles são ferramentas para apresentar uma história.
O primeiro passo é após você ler e compreender bem a história do livro. A partir daí você vai resumir em tópicos para poder construir o roteiro.
O foco de um roteiro de teatro são os diálogos. Como tudo está concentrado em um palco, com poucas opções para troca de cenários, muitas das cenas visuais terão que ser contadas pelos personagens.
Noções de teatro também ajudam muito. Existem marcações, posturas, dicção, interpretação, entre outras disciplinas. Dominando tudo isso, você terá mais clareza para o que quer passar para o seu elenco e público.
Iluminação e sonoplastia são coisas essenciais, assim como toda a equipe que atua nos bastidores. Saiba operar essas responsabilidades, porque nunca se sabe quando pode ocorrer uma emergência.
Pode parecer bobagem, mas muitos profissionais também aprendem maquiagem e figurino (e até mesmo costura). Isso porque um profissional precisa compreender a linguagem que ele quer passar para o profissional adjunto ao projeto.
Quando tudo estiver estabelecido, com prazos, tabelas e valores; saiba como negociar diretamente com o teatro da escola. Não dependa dos outros e nunca faça nada com a espera de "vamos ver no que dá". Isso porque eventuais prejuízos podem aparecer e quem irá arcar com tudo?! A responsabilidade acaba sobrando nas mãos do produtor.

Calcule sempre de acordo com as suas possibilidades. Não pense alto.

Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.

® Leo Vieira- Direitos Reservados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Caso não tenha as contas para postagem utilize a opção anônima se identificando (nome) ou não.