8/26/2012

Preguiça, Desinteresse ou Pouco se Importa?

O PROJETO RECICLA LEITORES, foi criado por acaso, como todos já sabem e como também nunca foi segredo deveria ser apenas uma única apresentação ou evento ou distribuição de livros. Porém o evento do dia 12/10/2011 (Dia das Crianças) foi tão mágico e lindo que todas as pessoas que estiveram ali nos impulsionaram a permanecer com este propósito e virar um projeto constante. Como a nossa casa ainda estava abarrotada de livros que sobraram deste evento, resolvemos continuar...

Junto com a persistência, vieram as retiradas de doações com os seus gastos de combustível, pedágios e estacionamentos, também vieram uma linha fixa específica para o Recicla, as contas de telefones altas (a maioria das pessoas só usam celular), a ocupação dos cômodos da casa com livros, investimento em material para os eventos, divulgação, transporte para retirada das doações e etc.

Conseguimos parceiros nos cedendo pontos de arrecadações, guarda volumes, tenda mas ainda temos uma série de outras coisas precisando ser apadrinhadas. Não estou aqui reclamando e sim informando... muitas, mas muitas pessoas já ficaram chateadas porque me pediram para fazer a distribuição aqui e ali e eu explico que só faço em locais que possam somar forças providenciando o restante das coisas que o evento precisa. Aí a pessoa acha que é má vontade.

Não somos bibliotecas itinerantes e nem meros entregadores de livros. Temos um objetivo uma missão definida...

"O projeto Recicla Leitores tem como missão desenvolver ações planejadas e organizadas para arrecadações e distribuição de livros. Possibilitando o projeto a destinar estas arrecadações à diversas comunidades. Nossas preocupações estão direcionadas ao desenvolvimento do ser humano frente ao hábito da leitura, a inclusão social e a promoção da cultura através da literatura, promovendo mudanças de hábitos e um avanço no processo literário-educacional-cultural. 

  A proposta do nosso projeto visa alcançar o maior número possível de leitores para o mesmo livro. Onde quem recebe se compromete a repassar o livro doado após finalizar a sua leitura e assim sucessivamente. Assim, criando uma rede infinita, sustentável e colaborativa de novos leitores e apoiadores da cultura." Cinthia Ramos - Assessora de imprensa do projeto.

As palavras "ações planejadas e organizadas para arrecadações e distribuição de livros...Assim, criando uma rede infinita, sustentável e colaborativa de novos leitores e apoiadores da cultura."  Demonstram que existe toda uma estrutura por trás de uma "simples" distribuição de livros. Por este motivo necessitamos de novos parceiros , apoiadores e patrocinadores. Com este respaldo os intervalos para os eventos de Doação de Livros serão menores e mais estruturados e os convites para realizarmos os eventos aceitos.

Quando pedimos a ajuda de alguns escritores doando seus livros autografados e bolamos a rifa da postagem anterior, foi para dar a oportunidade para os 2.023 amigos do facebook, colaborarem com o crescimento e estruturação do Recicla Leitores. Afinal R$10,00 não deixaria ninguém nem mais rico e também nem mais pobre. Para a minha surpresa apenas 4 pessoas aderiram...

Ficou a pergunta no ar... Preguiça, Desinteresse ou Pouco se Importa?

Independente da resposta, pense sobre o porque está sendo tão difícil marcar um novo Evento de Distribuição, mesmo com mais de 500 livros disponíveis em nossos espaços.

Curtir, comentar e torcer nos ajuda, mas a sua colaboração fará toda a diferença.


4 comentários:

  1. É uma pena que iniciativas como essas de incentivo a leitura definhem por falta de incentivo financeiro e estrutural, realmente lamentável. Isso só prova que o Brasil não está preparado para o mundo dos leitores, restando apenas o velho e cansado cargo de país das festas, futebol e novelas =/
    Força, Reciclaleitores!!!

    ResponderExcluir
  2. Por achar tão importante a leitura na nossa vida, é que eu acho que é muito importante o Projeto Recicla Leitores continuar com o seu trabalho. Quantas pessoas querem ler e não podem,por não terem acesso, ou por não terem como comprar um livro. Pra que isso aconteça todos os amigos, empresários e cidadãos tem que ajudar... Tanta coisa de menos importância fica em evidência e consegue ajuda de gente importante na mídia. Eu tenho força de vontade, mas isso não adianta. O Recicla precisa de quem tem condição de ajudar literalmente falando...Vou torcer para que isso aconteça. Enquanto não acontece, porque não participar da compra da rifa. Vamos ajudar amigos do facebook, só são dez reais. Esse é um jeito que qualquer um pode ajudar!! Fé e confiança Recicla Leitores, vamos chegar lá!!!

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando em como iniciei a minha neta na leitura. Ela fez cinco anos, e ainda não está lendo tudo, está aprendendo a juntar as sílabas... No primeiro aniversário dela dei de presente uma boneca. No segundo aniversário, dei uma geladeira rosa... Tudo que toda menina de dois anos quer ganhar. No terceiro ano, olhei o tanto de brinquedo que ela já tinha ganhado durante naqueles três anos de vida, e perguntei pra ela; Emily, o que você quer de presente de aniversário? Ela pensou um pouco e me respondeu; eu não quero nada, nadinha. Aí fui lá e comprei dois livros infantis daqueles tipos: com a história bem colorida, as páginas de quebra cabeça, e na lateral uns botões que apertam e tocam uma musiquinha, e fazem uns sons das histórias... Ela ficou tão feliz, que pegava quem estivesse por perto pra contar a historinhas pra ela, e depois fazia questão dela mesma contar tudo que ela já tinha decorado, e todos ficavam encantados. Já dei muitos outros livros pra ela, e todos, ela sabe de cor e conta pra todo mundo que chega a casa dela... Em Abril, ela fez cinco anos. Eles foram morar lá no Acre, e resolvi mandar pra ela uma Bíblia de criança, as histórias todas e ilustradas, e muito coloridas. Ela gostou tanto, que toda vez que lembra me agradece. Teve uma feira de literatura na escola, e ela saiu com livros de história da Bíblia; Sansão e Dalila... Fiquei no telefone duas horas escutando todas as historinhas que ela comprou. E ela ainda é criativa ao ponto de ficar me mandando acertar as perguntas sobre os personagens das histórias. Sou muito feliz por ter contribuído na vidinha dela como leitora. E sei que ela vai continuar, pois ela tem pais que leem muito também! Vamos ajudar O Projeto Recicla Leitores, gente, é muito imortante este projeto continuar!! Parabéns ao Recicla Leitores pela perseverança e pela vontade de ajudar ao próximo!!

    ResponderExcluir
  4. Wellington França9/13/2012 10:45 PM

    Sarau Poesia de esquina se solidariza com Recicla Leitores em sua campanha de arrecadação de meios para manter sua missão. Proponho-me promover a rifa em nossos eventos. Também deixo reservado um exemplar do livro de poemas TEMPORAIS de minha autoria para ser parte do acervo a ser rifado.
    Parabéns aos criadores e mantenedores do RECICLA LEITORES pela Arte & pela Vida!

    ResponderExcluir

Obs: Caso não tenha as contas para postagem utilize a opção anônima se identificando (nome) ou não.