11/16/2015

Leo Vieira: Os Benefícios da Leitura- Compreensão

E assim o jovem leitor estava tão compenetrado em sua leitura quando, de repente, o percurso literário começou a ficar disforme. A leitura que estava tão agradável à algumas páginas, de repente foi ficando incompreensível e desgastante, fazendo o hábito de virar as páginas se tornar automático. As letras se tornaram disformes e todo o rumo se transformou em um aglomerados de "Blábláblá..." e de longe o texto inteiro ficou com cara de "NONONONONONON". O texto ficou incompreensível e você
acaba fazendo uma expressão decepcionada de frente para o livro.
Isso não acontece somente na leitura não. Às vezes, também nos dispersamos em um assunto chato que ouvimos. É claro que nós não somos nenhuma máquina para ficar incansavelmente focados em um estudo ou leitura (recomendo uma pausa de dez minutos a cada uma hora de leitura). O cérebro também precisa de uma pausa para poder "digerir" o conteúdo de informações processadas. Mas não faça pausas para ler outras coisas. Vá para a janela do apartamento ou então para o quintal da casa. Admire uma paisagem, aquário, quadro, ou o que for para recuperar a mente para outra jornada de leitura e/ou escrita. A mente é igual um recipiente; precisa ser esvaziado para receber novo conteúdo e assim vai sucessivamente.

Quando você lê, passa a compreender melhor as palavras, linguagens e significados. Até se dá ao luxo de captar o que o escritor tentou passar através de uma linguagem mais rebuscada e isso chega a ser um prêmio interior, provocando um certo contentamento. Outra coisa boa é quando começamos a compreender o que um professor ou uma pessoa intelectual quer dizer. Isso são uma das demonstrações do poder de compreensão que a leitura proporciona.


"Leia + Livros" com Leo Terário
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Caso não tenha as contas para postagem utilize a opção anônima se identificando (nome) ou não.