3/24/2013

Por Um Rio Capital da Poesia + Recicla Leitores 2013


Por Um Rio Capital da Poesia

O Movimento Por Um Rio Capital da Poesia veio com a proposta de mapear as ações poéticas que acontecem em todos os cantos da cidade.

Através do convite de Gledson Machado, o Recicla Leitores aceitou a parceria no Sarau Prosa Música e Poesia, sob coordenação e apresentação do poeta Odenilson Argolo. A Família recicla Leitores colaborou com o evento doando livros para os presentes e através da poeta Janaína da Cunha, representando não só o Recicla Leitores, mas o seu próprio movimento, o Identidade Cultural, um legado de seu bisavô, o escritor e poeta Euclides da Cunha. O Identidade Cultural vem contribuindo com a cidade do Rio de Janeiro na “ Valorização da cultura – em suas diversas linguagens culturais e estilos que fazem do Brasil um país único e especial –, a arte, a essência da poesia existente nas diversas faces da arte e o incentivo à leitura através das parcerias com os Projetos Recicla Leitores e Horizontes do Conhecimento.” (Janaína da Cunha)

O Recicla Leitores também participou da VI Edição da Semana da Poesia, 14 à 21 de março de 2013, realizando um encontro inédito entre quatro projetos que ocorrem em diferentes espaços da cidade. Articulamos junto com a Roda Cultural São Cristovão – Parque Manguinhos a proposta de apresentar, num só espaço físico, quatro formas de levar poesia à sociedade. O Recicla Leitores cooperou com distribuição dos livros, o Identidade Cultural através dos poemas sociais de Janaína da Cunha, Faixa de Gaza Poética com as poetas Monique Nix e Leilane D`Brito – como convidadas especiais – e o Circuito Carioca de Ritmo e Poesia com Rap e improvisos que falam da realidade social deixaram, cada um em seu estilo, o seu recado. O evento ainda contou com a participação do Coletivo Cogumelo Dub e das cantoras Maya Black e Ana Paula.

Agradecemos o convite do Gledson Machado e a presença dos representantes do Movimento Por um Rio Capital da Poesia, nos sentimos honrados em contribuir com essa bela campanha. Esperamos que no ano de 2014 a iniciativa se estenda em todo o Estado do Rio de Janeiro porque sentimos a ausência de eventos que contribuem há vários anos, significativamente, com a propagação e valorização da poesia carioca.
Aline Lucas
Coordenadora do Recicla Leitores

Fotos e vídeos em nosso site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Caso não tenha as contas para postagem utilize a opção anônima se identificando (nome) ou não.