10/19/2017

Leo Vieira: Extraindo Ideias

Se você tem muitas ideias de roteiros para seus livros, mas não sabe como desenvolvê-las, existem várias formas de extrair ideias. Um livro, assim como uma letra de canção, ou um poema, ou até mesmo uma ilustração começa a partir de uma ideia. Desta ideia vem a situação que pode ser resumida em uma cena ilustrada como também em um livro de 300 páginas.
Só que é muito comum não ter ideia nenhuma para dar partida. É como se a mente emperrasse. Mas não é motivo para desespero. Existem técnicas e segredinhos que podem fertilizar a mente para fazer o projeto caminhar.
Uma coisa legal é notícia de jornal. Já percebeu que todo noticiário é um enredo de livro ou filme? Sempre conta um pouco dos protagonistas e antagonistas, a situação e como terminou tudo. Isso pode ser extraído, estendido, acrescentado diálogos e assim está pronto mais um livro.
Outra coisa legal são os horóscopos. Já percebeu que todos os conselhos servem para todos os signos? "Cuidado com falsas amizades", "cuide de sua saúde", "dê atenção ao seu amor", etc. Isso tudo pode virar enredo ou se transformar em temáticas para outros personagens no seu livro.
E outra coisa que às vezes tenho o luxo de acompanhar e extrair são as conversas públicas paralelas. Sabe aquelas conversas de ônibus? Eu já captei e adaptei muitas dessas pérolas para personagens. Imaginem só esses bilhões de pessoas pelo mundo, quantos deles que não representam preciosas histórias?

Mas é assim mesmo. Tudo depende de nossa curiosidade pelo conhecimento e também pela comunicação. Conheça pessoas, dê atenção que lá porque amizades ocultam preciosos tesouros literários.
® Leo Vieira- Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Caso não tenha as contas para postagem utilize a opção anônima se identificando (nome) ou não.